sábado, 29 de dezembro de 2007

Petim

Como o prometido é de vidro aqui vai um cheirinho a rabanadas!
Vejam que este post está a ser escrito em Dezembro, altura em que o espírito Natalício anda no ar. E porque é que anda no ar? Há alguns indicadores que nos dizem se estamos ou não no Natal. Se os seguintes pontos se verificarem, claramente estamos no Natal!
- O primeiro indicador é a quantidade de luzinhas de Natal que conseguimos visualizar ao andar cerca de apenas 2 kms de carro dentro de uma localidade. Reparem que se virem um Pai Natal a ser puxado pelas renas em cima do telhado de uma casa (tudo em luzes néon) é porque já devemos estar mesmo perto do dia 25 de Dezembro;
-Mas claro, só as luzes néon não chegam mesmo que sejam o Pai Natal e as renas em cima do telhado! O outro factor é o musical. Se ao ouvirmos cerca de uma hora de rádio e/ou televisão num dia conseguirmos escutar pelo menos duas vezes a música "All I Want For Christmas Is You" da Mariah Carey quer dizer certamente que o Natal já chegou. Deliciem-se: http://www.youtube.com/watch?v=-8rY0Fyws20
- O outro indicador (este tenho de concordar que é o mais moderno) é o bichinho do consumismo que nos vais nas guelras! Um shopping apinhado de gente a um sábado de manhã (logo às 10h) é sinal e extremo espírito natalício. Andar feito barata tonta a entrar em todas as lojas a inventar ideias nem se fala. Ui Ui.
E a compra das prendas dos 5 euros com o uso do refinado critério "qualquer coisa serve desde que sejam chocolates, canecas ou passepartout's" para a carrada de jantares que se vão suceder? Isso nem se fala!
- O último mas não menos importante é o cheiro a rabanadas. Admito que este é o mais complicado até porque na rua ou no carro é dificil de o sentir. Deixo desde já a minha sugestão à AirWick (a marca dos produtos de cheirinho) para fazerem algo inovador. Podem ser aquelas árvores verdes que se colocam no espelho retrovisor mas com cheirinho a rabanadas. É uma ideia!

Mas isto tudo para chegar onde? Ao pão que se usa para fazer as rabanadas.
Que eu saiba o petim é o pão que se usa especificamente para fazer rabanadas mas corrijam-me se estiver enganado.

Fiz uma pequena pesquisa na web para rabanadas e pelo que encontrei as rabanadas podem ser feitas com:
- Petim
- Cacete
- Pão de forma
- Pão de véspera
- Carcaças
- Papo-secos
- Pacote(s) de pão de forma sem casca(s)

Meus amigos isto até estava no bom caminho e vem-me este “pão de forma sem casca” para fazer rabanadas???? Mas estamos em que país? Isto é pior que deixar de comer bacalhau para passar a comer peru na noite de consoada. Mas que grande mariquice! Pão de forma sem casca?

Acho que já não vou dormir...

Sem comentários: