quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Prezigo

"Fazes umas batatas cozidas com o prezigo que sobrou do 'meidia'"

Creio que o termo "prezigo" seja dos termos mais caricatos a surgir no Estou Barado! Só me lembro de os meus avós usarem este termo.

O prezigo é o sinónimo de conduto, isto é, da componente principal de uma refeição.

Mas eu sobre este termo era capaz de dissertar um pouco mais:

Nos dias que correm, se ao almoço comermos gambas com macedónia e se por acaso sobrarem gambas para o jantar (eu sei que o mais certo é não sobrarem!) podemos dizer:
"Fazes umas batatas cozidas com o prezigo que sobrou do 'meidia'" ??

Sinceramente acho que não. Diria mais: Estamos perante uma agressão à língua portuguesa! Acudam!
Para mim, prezigo resume-se essencialmente a carnes do cozido à portuguesa que sobraram de uma refeição anterior e talvez fanecas fritas. Que acham?

Este termo tem sem dúvida um factor chave para sobreviver nos dias que correm: a pronúncia. Se perguntarmos aos nossos avós para dizerem a frase do início deste post certamente prezigo vai suar a algo parecido com "prejigo". O "J" deve ser aqui bem acentuado e a própria feição da cara deve ser adaptada. Quando bem pronunciada, os músculos do nariz elevam-se ligeiramente e parece que estamos a fazer uma carranca.

Experimentem!

Estou Barado

A primeira expressão aqui divulgada não podia deixar de ser aquela que dá origem ao nome deste Blog. Quem não sabe o que quer dizer: Estou Barado?

Esta expressão pode ter como sinónimos:
Estou parvo
Estou admirado
Estou surpreso

É uma expressão utilizada na região do Minho.

Nasceu o Estou Barado!

26 de Setembro de 2007!
Este é o grande dia do nascimento do Blog com maior potencial de crescimento na Península Ibérica e quiçá em Portugal:
Estou Barado!
Este Blog nasce da enorme necessidade de ver esclarecida qualquer dúvida relacionada com expressões usadas por pessoas naturais de um ponto do país diferente do nosso. Normalmente expressões, ou termos, de origem rural.

Quem é que, numa conversa com alguém que é natural de uma zona do país diferente da sua, nunca se deparou com esta dúvida: o que é que essa expressão quer dizer?

Não procurando fazer qualquer concorrência ao site CiberDuvidas:) (http://ciberduvidas.sapo.pt/) este Blog visa apenas partilhar alguns dos dizeres "estranhos" identificados e dar alguns exemplos da sua aplicação.

Caso tenhas alguma expressão a acrescentar não deixes de enviar um email para estoubarado@gmail.com.
Outra forma de enriqueceres este Blog é comentando os posts e dando a tua opinião eventualmente acerca da aplicação das expressões e da sua origem geográfica.