Já alguma vez tiveram o prazer de comer um bolo com tanto ovo que o cheiro a "frescum" vos fez dizer: - não, não obrigado, tem tão bom aspecto mas não posso comer!
Pois é, a minha avó é q me ensinou esse cheiro que fica emprenhado nos pratos, copos e talheres e que advêm sobretudo de ingredientes como o ovo, a galinha, ou qualquer outro alimento de carne de aves.
Também daria aqui lugar a um outro cheiro característicos dos caprinos: o "bedum". Também este me foi ensinado pela mesma pessoa. E meus caros ambos só desaparecem com o uso de um detergente bem conhecido de todos: lixívia.
Agora.. estranho é quando vou a casa de alguém e me dou conta que tudo tresanda a esse cheiro...
Ah pois... Lembro-me de uma senhora que tinha cães no seu apartamento... coitados dos bichos não tem culpa mas o cheiro era insuportável.. e digo-vos os cães até cheiravam bem... Por isso pergunto-me de onde viria o cheiro.
Bem mas o facto é que desconheço a origem da palavra e fica aqui o mote para quem me souber esclarecer. Caso tenhas a noção do significado inerente ao dito cheiro e conheça algum familiar que lhe chame assim, não digas a ninguém. Mais vale ficar na ignorância do que com nariz de cão!
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)